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Perguntas e Respostas

 

 

 O que é Internet?

 A Internet pode ser definida como: - uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP; - uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essa rede; - uma coleção de recursos que podem ser alcançados através desta rede.

 O que é WWW?

 WWW são as inicias que identificam a "World Wide Web” (literalmente quer dizer Grande Teia Mundial), ou ainda a chamada "Web". A Web é um sistema de informações na Internet que utiliza uma interface designada Hipertexto, usando recursos multimídia.

 O que é HTTP?

 HTTP é a sigla para "Hyper Text Transfer Protocol" (traduzindo: Protocolo de Transferência de Hipertexto) que é um protocolo (Norma que trata da Transferência de Dados), que permite o funcionamento da interface gráfica na Internet.

 O que é TCP/IP?

 É um dos protocolos (Norma que trata da Transferência de Dados) de comunicação utilizado entre os computadores conectados na Internet.

 O que é endereço IP?

 É um número único e exclusivo que identifica um computador na Internet. Este número possui o formato: 000.000.000.000 (Exemplo: 192.168.0.21)

 O que é FTP?

 É um dos protocolos (Norma que trata da Transferência de Dados) que permite a transferência de arquivos de um computador para outro pela Internet.

 O que é "Browser"?

 É a palavra em inglês utilizada para designar os Programas de Navegação na Internet. Em português o termo que devemos empregar é Navegador. Dentre o mais conhecidos podemos citar o Netscape, o Internet Explorer e o Mozilla Firefox.

 

 O que é "site"?

 Site ("lugar" em inglês) é como se designa o local onde se armazenam as informações, como as "páginas da Internet", para serem disponibilizadas aos navegantes da Internet. Armazenadas em computadores denominados de "Servidores WWW" ou "Servidores Web", as informações contidas em um site podem ser disponibilizadas na Internet e acessadas através de um programa de navegação (browser).

 O que é modem?

 A palavra modem é a junção da abreviatura de "modulator" com "demodulator", este nome é usado para designar aparelhos que utilizam a linha telefônica para troca de dados. Modulação: conversão do sinal digital (dados do computador) para o análogo (sistema telefônico). Demodulação: conversão do sinal análogo, da linha telefônica, em digital, para o computador.

 O que é servidor?

 É um computador que disponibiliza serviços a uma rede de computadores, como serviço de correio-eletrônico, armazenamento de arquivos, sites, entre outros.

 O que é "download"?

 É um procedimento que permite obter um arquivo de um computador remoto, disponível na rede, para outro computador. A palavra "download" não têm tradução direta do inglês. O termo “baixar”, têm sido utilizado para designar esta operação.

 O que é "upload"?

 É o processo inverso do "download"... É um procedimento que permite enviar um arquivo do seu computador, para outro computador remoto, disponível na rede. A palavra "upload" não têm tradução direta do inglês. O termo “subir”, têm sido utilizado para designar esta operação.

 O que é correio-eletrônico ou "e-mail"?

 É um sistema que permite a troca de mensagens entre computadores conectados na Internet. Cada usuário deste sistema possui um endereço eletrônico ou caixa postal própria. A palavra "e-mail" é a abreviação de "eletronic mail".

 O que é o "login", "login name" e "username"?

 Login, loginname ou username é o nome que identifica a sua conta de correio-eletrônico. Geralmente é a primeira parte do nome que forma o endereço eletrônico (o que vêm antes do @) Exemplo: na conta com endereço demetrios@makedonos.net, o login é demetrios.

 O que é o password?

 Password em inglês que dizer senha. É ela que permite o acesso do usuário aos serviços da internet, como a conta de correio.

 O que é Dial-up?

 Conexão por linha discada, também denominada dial-up é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do ISP. A partir desse momento, o ISP encarrega-se de fazer o routing para a Internet. O dial-up geralmente usa os protocolos PPP e TCP/IP. Este tipo de acesso perde adeptos devido à massificação de acessos de banda larga, como xDSL e ligações por cabo. Nota: através de dial-up também se pode aceder a computadores não ligados à Internet, como é o caso das BBS, por exemplo.

 O que são hoaxes?

 São boatos espalhados por mensagens de correio eletrônico, que servem para assustar o usuário de computador. Uma mensagem no e-mail alerta para um novo vírus totalmente destrutivo que está circulando na rede e que infectará o micro do destinatário enquanto a mensagem estiver sendo lida ou quando o usuário clicar em determinada tecla ou link. Quem cria a mensagem hoax normalmente costuma dizer que a informação partiu de uma empresa confiável, como IBM e Microsoft, e que tal vírus poderá danificar a máquina do usuário. Desconsidere a mensagem.

 O que são vírus?

 Os vírus representam um dos maiores problemas para usuários de computador. Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, seja alterando o funcionamento normal da máquina. Os usuários dos sistemas operacionais Windows são vítimas quase que exclusivas de vírus, já que os sistemas da Microsoft são largamente usados no mundo todo. Existem vírus para sistemas operacionais Mac e os baseados em Unix, mas estes são extremamente raros e costumam ser bastante limitados. Esses "programas maliciosos" receberam o nome vírus porque possuem a característica de se multiplicar facilmente, assim como ocorre com os vírus reais, ou seja, os vírus biológicos. Eles se disseminam ou agem por meio de falhas ou limitações de determinados programas, se espalhando como em uma infecção. Um exemplo disso, são os vírus que se espalham através da lista de contatos do cliente de e-mail do usuário. Veja nas próximas linhas os tipos de vírus existentes e algumas informações adicionais.

 O que são Trojans?

 Trojans (Trojan Horse) ou Cavalos de Tróia são programas executáveis que transformam seu micro em um terminal de internet "aberto". Estes programas eliminam as proteções que impedem a transferência de informações, ou seja, abrem uma porta de comunicação (backdoor) não monitorada que pode variar dependendo do trojan existente na máquina. A maioria permite ao "visitante" ter pleno controle sobre o PC, deletar ou criar arquivos, modificar configurações, instalar programas, ou até mesmo fazer coisas como mover o mouse ou abrir a bandeja do CD-ROM remotamente. Atualmente, os antivírus costumam ser capazes de detectar a grande maioria dos trojans.

 O que são Spywares, keyloggers e hijackers?

 Apesar de não serem necessariamente vírus, estes três nomes também representam perigo. Spywares são programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso. Os keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas. Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo). Os spywares e os keyloggers podem ser identificados por programas anti-spywares. Porém, algumas destas pragas são tão perigosas que alguns antivírus podem ser preparados para identificá-las, como se fossem vírus. No caso de hijackers, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta desenvolvida especialmente para combater aquela praga. Isso porque os hijackers podem se infiltrar no sistema operacional de uma forma que nem antivírus nem anti-spywares conseguem "pegar".

 O que é um Firewall?

 Firewall pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum. Explicando de maneira mais precisa, o firewall é um mecanismo que atua como "defesa" de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados. A vantagem do uso de firewalls em redes, é que somente um computador pode atuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada.

 É seguro fazer transações bancárias pela Internet?

 Os bancos, de um modo geral, possuem modernos recursos disponíveis no mercado para que suas transações pela Internet sejam feitas com a máxima segurança possível, evitando que sejam interceptadas por outras pessoas ou equipamentos. Os dados de sua conta corrente e senhas trafegam pela Internet de forma embaralhada, codificadas. Isso garante a troca segura das informações. Atenção: você também tem uma participação importante na segurança do uso do banco para suas transações bancárias. Confira algumas dicas de segurança: - Tenha sempre um software Anti-vírus instalado no seu micro e na sua rede; - Tenha sempre um software Firewall instalado no seu micro e na sua rede; - Lembre-se de manter o seu software Anti-vírus atualizado, pois, de nada adianta ter um Anti-vírus desatualizado; - Fique atento à mudanças no layout e design do site do seu banco, pois, podem aparecer telas FALSAS que enviam seus dados para os criminosos; - Fique atento ao link (endereço do site), pois, pode ser um link que não é o do seu banco; - Evite abrir e-mails de origem desconhecida. Evite também clicar em links ou abrir arquivos anexos ao e-mail, principalmente os executáveis (com extensão .exe, .com, .scr, .bat); - Seja cauteloso com e-mails sobre promoções ou vantagens, e até mesmo com e-mails que pareçam escritos por conhecidos; - Nunca responda a e-mails que solicitem seus dados bancários (número de conta, agência, senhas de acesso); - Seu banco nunca enviará e-mails solicitando a confirmação de nenhuma informação ou de nenhum dado pessoal ou de sua conta bancária. Obs.: Tenha em mente que o seu banco pode garantir a segurança dos dados nas dependências deles, mas eles não podem garantir a mesma segurança no seu computador. Isso é uma tarefa sua!!! FIQUE DE OLHO!

 

 

Fonte: www.makedonos.net/perguntas.html

 

 

 

 

Confira Abaixo mais Perguntas e Respostas que preparamos a fim de sanar todas as suas Dúvidas! 

 

1.Eu vou ficar conectado à Internet 24 horas?
Sim. Além disso, você vai ter acesso à Internet sem cobrança de pulso telefônico.

 

2. Eu posso utilizar meu telefone enquanto estiver na Internet?
Sim. Você pode usar seu telefone (ou fax) e navegar na internet ao mesmo tempo, sem nenhuma interferência na conexão. Essa é mais uma vantagem da Futuro Wireless: você não precisa ter uma linha telefônica para acessar a Internet, ela chega até você através de rádio.

 

3.O que eu preciso ter para assinar com a Futuro Wireless?
 O endereço de instalação deve estar em uma área de cobertura da Futuro Wireless e ter um computador com placa de rede, que custa menos que um modem comum. 

 

4. Com a Futuro Wireless posso ser ligado em rede?
Sim. Nosso sistema é totalmente compatível com redes. Basta que o cliente opte pela instalação de um roteador (para fornecer acesso para mais de 1 computador).

 

5.Qual o prazo de instalação?
 Após pedido e viabilidade, Futuro Wireless terá até 5 dias úteis para efetuar a instalação. Mas nada impede de que seja instalado muito antes do final do prazo.

 

6.Quais são os equipamentos que são instalados para que minha conexão com a Internet esteja funcionando?
Depende do local de instalação. Em condomínios é instalada uma antena coletiva e o sinal é enviado, via cabo, para a placa de rede do computador do assinante. Em imóveis individuais, é instalada uma antena e um roteador de recepção de alta tecnologia para comunicação com o computador.

 

7.Em caso de falta de energia elétrica, o acesso continuará funcionando?
Sim. Desde que o computador e a fonte de energia do sistema de rádio estejam conectados a um no-break e enquanto durarem nossas baterias nos pontos de distribuição.

 

8.Existe algum limite mensal de downloads e uploads?
 Não. Você pode fazer quantos downloads e uploads desejarem. Diferente de outros provedores concorrentes e sistemas de banda larga, com a Futuro Wireless suas taxas de uploads e downloads são sem limitação de tráfego.

 

9.O sistema da Futuro Wireless é seguro?
Sim. O sistema é altamente seguro. Além de todos os servidores terem firewall, a rede funciona com IP inválido, o que aumenta a segurança. Não há, portanto, nenhuma relação com infecções de vírus e sua conexão via rede. Vale lembrar que o usuário NÃO deve modificar as configurações de rede de sua máquina, pois uma configuração errada pode facilitar invasões, assim como em qualquer outro sistema. Recomendamos, também, sempre ter um antivírus ativo e atualizado.

 

10.Quais as vantagens da Futuro Wireless em relação às conexões discadas?
Com a Futuro Wireless você terá uma conexão 24hs, sem custo telefônico, sem discagem, sem mensalidades adicionais e com alta velocidade e suporte técnico local rápido e gratuito.

 

11. Onde a Futuro Wireless está disponível?
Confira logo acima nesse mesmo site em Área de Cobertura.

 

12. O que é IP?
IP = Internet Protocol (protocolo de internet).
Protocolo padrão utilizado para comunicação entre computadores conectados em rede. Ao se conectarem a uma rede , estes computadores fazem uso deste protocolo para permitir que haja a transmissão de arquivos e programas pela internet. Cada máquina ligada à internet recebe um endereço IP, conjunto de números que a identificam para o resto da rede. Esse endereço pode ser fixo, ou seja, sempre o mesmo, ou dinâmico, pode mudar a cada nova conexão. A grande vantagem do IP fixo - e o que faz dele o ideal para empresas - é a possibilidade de hospedar sites, servidores de mail, servidores de arquivos e até interligar várias filiais através da internet.

 

13. Quando estou realizando um download os softwares mostram as velocidades em MB/s ou KB/s . Como relaciono esta velocidade com a velocidade contratada?
Você já deve ter ouvido falar em bytes e bits.É preciso saber que a letra b(minúscula) representa bit e B(maiúscula) representa Byte e que 8 bits é igual a 1 byte.

A maioria dos softwares mede a velocidade de conexão em KB/s (Kilobytes por segundo). Para converter o valor apresentado para a mesma unidade que é medida a velocidade de conexão da Futuro Wireless (Kbps = Kilobits por segundo), multiplique o resultado por 8 (1byte = 8bits) obtendo assim a velocidade em Kbps.

Ex: 32 KB/s = 256 Kbps

 

14. Testei minha velocidade em um dos medidores de velocidade disponíveis na internet e ele informou velocidades abaixo do esperado.
Tem alguma coisa errada?
Como posso testar minha velocidade?

A maioria dos medidores de velocidade da internet testa a conexão do usuário, calculando a média de velocidade de download de um arquivo. Entretanto, o resultado pode ser influenciado por inúmeros fatores, sendo que os principais são a velocidade disponível no servidor do site e a quantidade de usuários simultâneos no momento do teste.

Muitos destes medidores limitam a velocidade máxima de download .O ideal é utilizar várias aplicações simultâneas (downloads, streaming de vídeo, etc) e utilizar softwares que meçam a velocidade de transferência de dados com a internet.

 

15. Por que a velocidade não é garantida?
Quais são os fatores que podem influenciar a velocidade?

 A velocidade contratada representa a velocidade máxima configurada dentro da rede e dos servidores da Futuro Wireless. A internet é uma rede com muitos computadores e servidores conectados. Quando você acessa um determinado servidor, você está passando por várias máquinas interligadas. Se uma delas estiver sobrecarregada ou com mau desempenho, sua velocidade será menor.

A velocidade com que você acessa determinada aplicação na internet pode variar devido a diversos fatores:
- Banda de conexão do site/servidor acessado
- Quantidade de conexões simultâneas no servidor
- Configuração do micro e softwares utilizados simultaneamente à conexão (ex: antivírus, firewall, programa de troca de mensagens, programas de troca de arquivos) que podem demandar banda da internet e recursos do seu computador (principalmente processador e memória RAM).
- Eventuais vírus residentes no computador do cliente, afetando o desempenho e consumindo a banda de internet.

Por estas razões, não é possível que a operadora garanta a velocidade durante todo o tempo e para todas as aplicações.

 

 

Comerciais:

 

16.Como eu faço para assinar com a Futuro Wireless?
Você pode solicitar um orçamento através do formulário, contido nesse site, fazer seu cadastro escolhendo um de nossos planos, nos mandando email para comercial@futurowireless.com.br ou ainda ligando para os telefones 055-3746-2075 ou 055-9914-3700.

 

 

Financeiras:

 

17.Além da mensalidade de acesso, ainda tem mais algum custo mensal?
 Não. Para acessar com a Futuro Wireless você só paga a mensalidade. Nada de aluguel de equipamento, mensalidade de provedores, taxas de boleto,  etc. O custo é fixo, independente de quanto tempo você usar.

 

18.Se eu quiser mudar o plano de acesso com a Futuro Wireless, vou ter que pagar nova taxa de instalação?
Não. Somente será cobrado o valor de atualização de equipamentos em mudanças para planos que exijam equipamentos diferentes.

 

19.Como é feita a cobrança da mensalidade?
 Um carnê é entregue em sua casa, referente aos 12(doze) meses do ano e você pode pagar nas agências bancárias, casas lotéricas e qualquer ponto de recebimento até o vencimento. Após vencimento, apenas em nossa Loja em Seberi ou no Banco Sicredi.

 

20. Qual o custo mensal para ter IP fixo?
Nossos planos são vendidos com IP dinâmico, mas para plano empresarial, poderá ser solicitado um IP fixo, que terá um custo mensal adicional de R$ 50,00.

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